sexta-feira, 13 de março de 2009

Saúde, pra quê?


Hoje, eu li um texto durante o dia e o assunto sobre o qual o mesmo tratava me deixou muito pensativo.


Esse texto, falava sobre a construção do corpo humano, hoje em dia. Sobre o quanto as pessoas vão à academia e sobre o que elas estão preocupadas quando o fazem.


Alguém aqui, já pensou que antigamente (e quando eu digo antigamente, eu digo na Grécia antiga e na sociedade burguesa do séc. XIX) as pessoas se preocupavam sobre estética, mas por outros motivos?


Na Grécia antiga, por exemplo, um homem que tivesse o corpo bem “esculpido”, passava a mensagem de que ele cuidava do corpo tão bem quanto ele cuidava da mente e isso dizia que, ele podia se dedicar à política, já que era responsável.


Já no século XIX, os homens ricos se vestiam muito bem, para que ele fosse respeitado e considerado um homem honroso, de bom feitio, limpo e também que os seus negócios iam muito bem.


Mas hoje, as pessoas vão à academia pra quê? Pra esculpir os seus corpos, pra pegar mais minas (ou caras, dependendo de quem seja..), apenas e então somente isso. Se nós fôssemos pensar sobre o motivo de academia existir, todos concordaríamos que ela serve pra deixar mais saudáveis, aqueles que não têm como fazer esportes, mas precisam de uma boa saúde (como todos nós precisamos).


Agora, vamos pensar pra que a academia é usada hoje em dia. Ela serve para que as pessoas fiquem mostrando as incansáveis horas que passaram, se matando, pra fazer com que seus músculos fiquem mais volumosos, mostrando peles esticadinhas, sem nenhuma gordura.

Isso tudo tá muito errado, academia serve para ficar saudável, ou então porque se precisa, no caso de praticar algum esporte que necessite dos músculos fortificados.

Um comentário:

  1. Como meu professor de literatura disse:
    "Meu corpo é precioso demais para ser entregue aos médicos. Ao inferno com a saúde!"

    ResponderExcluir