sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Hipocrisia Musical


Eu sou quase um admirador-mirim da boa música brasileira: Chico Buarque, Raul Seixas, Os Mutantes, até um pouco de Legião e Cazuza.

Há tempos que percebo, nas letras, várias críticas ao capitalismo, à acumulação de capital - a pessoas ricas, em geral. Pra mim isso é certamente engraçado: Chico vem de uma família bem rica, que até morou na Itália, porque ele decidiu lecionar lá; Renato Russo também vem de uma família abonada, seu pai era um figurão do Banco do Brasil e até foi trabalhar nos EUA pelo Banco; já Cazuza, outro "rapaz" que criticava o burguês brasileiro, tinha um papai que era dono da Som Livre.


Estão vendo um padrão? Garotinhos ricos, criticando sempre as pessoas que também são ricas? Eu acho que é bem fácil criticar a riqueza com a barriga cheia, não é?


Mas não são apenas eles, a maioria esmagadora de defensores do Comunismo é rica (
até os pais do Comunismo eram "riquinhos", os senhores Marx e Engels), sem QUALQUER problema monetário e parece até estar a fim de perder os privilégios, aquilo que os pais/avós super capitalistas conseguiram juntar com muito suor e dedicação.

Dá até vontade de párar de ouvir essas pessoas.

5 comentários:

  1. Eu li. o/

    Só depois não reclama da minha ausência, sou só uma pobre leitora timida.

    Na realidade, só me expresso agora pois descobri que é possivel postar como "Anônima".

    Cheers

    ResponderExcluir
  2. Até certo ponto eu concordo. À partir dele, descosto.
    Posso estar errado, mas, para mim, Chico Buarque não critica o capitalismo em si, e sim a Ditadura que surgiu por trás dele.
    Em relação ao Renato Russo, também não acho que ele criticava o capitalismo, mas o comportamento das pessoas que o praticavam. E mesmo vindo de uma família 'burguesa', ele se afastou bastante do modo de vida burguês.
    Já o Cazuza, não sabia de suas origens. Interessante saber, vou procurar ir atrás pra poder pensar encima...quem sabe eu volte aqui para falar alguma coisa dele (:

    Abraço, Ciro.

    ResponderExcluir
  3. ´só disse merda, cara.

    ResponderExcluir