sábado, 26 de setembro de 2009

J. D. e Eu

Há um tempo que leio uma passagem do livro O Apanhador no Campo de Centeio (Salinger, 1951) e me divirto muito. Basicamente, ela fala sobre o tipo mais irritante de homens que há, e que no final das contas, eles é que vão se casar com as mulheres mais bonitas, aquelas pelas quais todos os outros se apaixonam.

"Cheguei cedo demais e, por isso, me sentei em um daqueles sofás de couro [...]. Era uma paisagem interessante. De certo modo, também era meio deprimente, porque a gente ficava pensando no que ia acontecer com todas elas [...]. A maioria ia provavelmente casar-se com uns bobalhões. Esses sujeitos que vivem dizendo quantos quilômetros fazem com um litro de gasolina. Sujeitos que ficam doentes de raiva, igualzinho a umas crianças, se perdem no golfe ou até mesmo num jogo besta como pingue-pongue. Sujeitos que são um bocado perversos. Sujeitos que nunca na vida abriram um livro. Sujeitos chatos pra burro." - pág. 122.

Eu concordo com o velho e desgostoso J. D. Salinger de cabo à rabo - pelo menos nessa passagem, que é genial.

O livro foi escrito em 1951, porém será que os homens ridículos não mudaram, mesmo 58 anos depois?

Um comentário:

  1. Cara os idiotas continuam os mesmos, senão piores.Agora eles falam de coisas como Orkut, futebol e coisas desse tipo (nada contra futebol, adoro).

    Abraço

    ResponderExcluir